Blog

Home»Blog»Lojas investem na produção sustentável, com objetos e móveis ecologicamente corretos

Lojas investem na produção sustentável, com objetos e móveis ecologicamente corretos

Peças de madeira de demolição, almofadas de reutilização de tecidos e até de lona de caminhões são alguns exemplos

RIO – A sustentabilidade é uma das principais pautas do século XXI e vem ganhando cada vez mais espaço e se consolidando em diversos setores produtivos, inclusive na arquitetura e na decoração. Com os chamados “produtos ecologicamente corretos”, é possível decorar todo um ambiente, sem que ninguém perceba o detalhe. Móveis feitos de madeira de demolição, almofadas de reutilização de tecidos e até de lona de caminhões, cortinas de PVC, e vasos de palha de milho são alguns desses exemplos.

A loja Todeschini Rio, por exemplo, tem a linha DNA, inspirada em reaproveitamento de materiais. A tecnologia aparece nas frentes de portas e gavetas, produzidas em OSB, um tipo de painel resistente composto por tiras de madeiras reflorestadas, unidas com resina. Pela linha DNA, há também os puxadores Origem, com acabamento em lona.

– A tendência do mundo é essa. Temos que pensar no futuro. Acho que a partir da Eco 92, o pessoal do ramo começou a olhar com carinho para isso – diz Cristina Gerbassi, arquiteta da loja.

Ela também afirma que, além dos materiais, pequenas intervenções na decoração podem ser consideradas sustentáveis.

– Trocar lâmpadas fluorescentes pelas de LED e colocar economizador de água nos espaços são alguns exemplos de proteção ao meio ambiente – cita a arquiteta.

Na Vitória Decorações, a cortina feita de PVC e pintada com tinta marrom fica idêntica à uma cortina de madeira sem usar nenhuma árvore.

– Além de ficar visualmente igual à cortina de madeira, sai a um preço muito mais em conta. O metro quadrado custa R$ 175, enquanto o da original sai a R$ 375 – explica o vendedor Francisco Vitório.

Fonte: O Globo

DEIXE SEU COMENTÁRIO